Prouni é um programa do governo federal que oferece universidade para todos, oferendo bolsas integrais e parciais em vários cursos de nível superior de universidades particulares de ensino aos estudantes de escolas pública, que não tem condição financeira para manter uma universidade particular.
O processo de pré-seleção deste programa é feito segundo a nota do Enem 2023, os estudantes com maiores notas alcançadas no ENEM, tem mais possibilidades de serem beneficiados pelo programa.
O resultado da seleção do programa é feito em algumas divisões de tempo sendo elas, primeira chamada e segunda chamada. Mas nem sempre é possível que o candidato consiga uma vaga em uma universidade particular por trás do ProUni, neste caso existem outras possibilidades de cursa uma universidade.
Quais as soluções para quem não conseguiu o ProUni?
Educa mais Brasil é uma das maiores oportunidades para universidades particulares, O programa tem parceria com mais de 18 mil instituições, mais de 450 mil alunos já foram beneficiados com bolsas de estudo pelo Educa Mais Brasil. Este programa está no brasil há mais de uma década permitindo que os estudantes sem condições de pagar uma universidade particular por inteiro ganhe até 70% de descontos.
Para que consiga o desconto é apenas necessário que tenham vagas no curso desejado, em seguida Educa mais Brasil inscrição.
O financiamento Estudantil (FIES), que é um programa do estado, pode ser uma segunda opção para quem quer cursar uma universidade, e não conseguiu o ProUNi. Este programa dá a oportunidade do estudante que não tem condições para pagar uma universidade de rede pública, arcando com as despesas, por trás de um financiamento.
Em alguns casos, o estudante consegue 50% do ProUni, mesmo assim não tem condições financeiras para começar o curso, nestas situações o governo federal também dá a oportunidade de o estudante financiar os outros 50% pelo financiamento estudantil (FIES).
Para conseguir este benéfico a família do estudante não pode passa de 20 salários mínimos mensal, também é obrigatório ter feito o exame nacional do ensino médio (ENEM).
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), é mais uma opção para quem não conseguiu o ProUni. Este programa foi criado no ano de 2011, que tem como propósito ampliar a oportunidade de cursos de educação profissional e tecnológica, através de programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira.
Este programa abrange todos, não é necessário ter terminado o ensino fundamental dependendo do curso. Todos os cursos são totalmente gratuitos, o Pronatec é totalmente custeado pelo governo federal.
Os estudantes Pronatec ainda tem o benefício de acesso gratuito ao curso Senai, ainda tem direito a lanches, vale-transporte, e material durante o curso.
Aproveite para descobrir qual a data do ENEM 2023.