O número de jovens endividados no Brasil esta cada vez maior e são inúmeros motivos que provocam isso. Falta de organização financeira, inexperiência no trato do dinheiro e de suas contas, impulsos consumistas e facilidade na obtenção de cartões de crédito fazem com que o número de pessoas cada vez mais novas criem inúmeras dívidas.
Um outro motivo que faz com que os jovens criem dívidas de maneira tão rápida é a necessidade de custear seus estudos. A educação anda bem mais cara e os estudantes são obrigados a pegarem empréstimos e se submeterem a juros altíssimos para manterem o pagamento em dia.
Saiba tudo sobre a Matrícula Rio 2023!
Devido à dificuldade presente no ingresso das universidades públicas os jovens iniciam o ensino superior em faculdades privadas com altíssimas mensalidades ou aproveitam de programas do governo, como é o caso do ProUni e FIES que possibilitam bolsas de estudo, no caso do ProUni, e financiamento das mensalidades no caso do FIES.
Esses programas consistem na possibilidade de muitos jovens ingressarem em universidades e cursarem um curso superior e mesmo com o início de uma grande dívida colocando na balança ainda é uma ação com benefícios.
O que é o FIES?
O FIES é um programa do Ministério da Educação que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos. O FIES atende estudantes de baixa renda possibilitando juros zero ao pagamento do valor final total, dependendo apenas da renda familiar do candidato. Esse programa viabiliza um ensino superior mais amplo e abre inúmeras portas aos estudantes que fazem parte.
Por ser um programa de financiamento muitas pessoas acusam de ser algo maléfico pois já colocam os recém-formados em dívidas e devido à dificuldade de encontrar emprego não conseguem pagar, mas tudo isso depende. Depende da escolha do curso, se é rentável ou não, se o juros for alto ou zero, se o valor das parcelas forem altas e se os jovens tiverem uma organização financeira.
Se os estudantes optarem para a decisão de realizarem o financiamento pelo FIES é extremamente necessário que comecem uma boa organização financeira, para não se endividarem, e fiquem atentos a todas as informações e ações necessárias do programa, como as novas regras do FIES em 2023 e do aditamento, e para quem pergunta sobre como funciona o aditamento do FIES? Ele nada mais é do que a renovação semestral do contrato de financiamento, ele deve ser feito em todos os semestres junta a instituição de ensino que o aluno estuda.
Aproveite para conferir tudo sobre a matrícula SECUC PI 2023.